Palio awiiiiiiiiiiiiiii!!!



Há quem fique o ano todo à espera das férias do Verão, do dia de anos, do Natal ou do dia da árvore. Aqui em Siena, existe um fenómeno designado paliocentrismo e tudo corre para desembocar nesses dois dias de Julho e Agosto: os dias do Palio!!!

O primeiro dia do Palio de 2007, foi ontem, 2 de Julho da parte da tarde. Nós montámos acampamento por volta das 13 horas, junto à fontana. Ao nosso lado estava um senhor que cheirava mal e com o vento a vir de baixo para cima o odor vinha direitnho às nossas inspirações. De modo que eu estava bastante irrequieta e impertinente. Felizmente não fazia sol, se não haveríamos tostado todos que nem franguinho assado!
Enquanto as meninas fingiam que estudavam eu fui dar uma voltinha com o Juanma e fomos ao salão de jogos electrónicos. Fizemos uma partida de ténis virtual, porque só assim é que ele tem hipótese de me ganhar.
De volta à Piazza, cada vez mais gente foi chegando até não haver mais espaço para estarmos sentados. De todas as janelas e varandas espreitavam pessoas, algumas deviam ser importantes, mas nós não identificámos ninguém famoso.
Os portões foram-se fechando e por volta das 5 começaram as celebrações: veio a polícia a cavalo, deu uma volta pela Piazza e depois começou a correr "a carga" com os cavalos e as espadas em punho, como se estivessem em pleno campo de batalha!
Velocidade equivalente só se viria a verificar 3 horas depois aquando dos dois minutos de corrida. Até lá, houve uma parada com todas as contradas que iam correr (9, porque o cavalo da 10ª contrada ficou ferido no outro dia por causa do senhor da partida - ver post "antevisão do Palio") com todas as contradas que existem actualmente, 17, e com todas as que um dia existiram, que não sei quantas eram, mas havia a do leão, a do urso, a da cobra....
Tudo isto a -1 km à hora, com coreografias de bandeiras e tambores, sempre os mesmos movimentos, sempre os mesmos batuques. Quando foi a vez da contrada da Pantera vi o meu "amigo" que toca tambor em baixo da minha varanda, mas ele não me disse olá. Deve ter ficado envergonhado porque levava uma peruca, um chapéu à Vasco da Gama e uns collants á Robin dos Bosques.
Na verdade iam todos assim vestidos, num estilo retro Idade Média.
E assim se passaram 3 animadissimas horas!
De repente, assomaram-se ao portão umas vacas brancas que pareciam touros. Vinham puxando uma espécie de carro alegórico (se sabem que ando a comparar a carroça que traz o Palio com um desfile de Carnaval, corro risco de vida). Pois era nesta carroça puxada pelas vaquinhas megalómanas que vinha o Palio. O Palio é um estandarte com uma bandeira vermelha e um desenho da Madonna. É feio.
Quando os cavalos começaram a sair a multidão, até então adormecida, vá-se lá saber porquê, começou a despertar. Depois foi apenas mais meia ora até que conseguissem meter os cavalos todos alinhados. Esses foram instantes tensos. Cada vez que se punham em fila, os cavalos começavam a empurra-se uns aos outros e o cavaleiro da "Tartuca" ficava sempre para trás, vendo os companheiros no moche. ´"Mais c'est fou celui la!" dizia um francês que estava atrás de mim. Pelo menos 5 vezes desfizeram a linha de partida e voltaram para o círculo, e do círculo de volta para a linha de partida, onde não havia modo de ficarem alinhados. O povo estava impaciente! Assobiava e gritava e só não mandava tomates porque ninguém se lembrou de traze-los. Houve 3 falsas partidas. Como disse Vanessa era o "Aguentem os cavalos!" literalmente! Quem já não aguentava muito mais era eu...
Enfim decidiram partir! O da contarda da "Oca" logo se adiantou, Brasil e Portugal, de acordo com as cores dos uniformes, caíram ao chão. Ao meu lado, comecei a ouvir ruídos estranhos, parecia um urso com cólicas. Virei-me para ver o que sucedia. Era uma rapariga que devia ter à volta de 17/18 anos, e estava em completa histeria, banhada em lágrimas. Era adepta da Oca. Imagine-se aquelas descabelas pelos Beatles ou pelos Backstreet Boys, pois assim, tal e qual, estava a jovem ao ver o seu cavalo no comando da corrida. Só não desmaiou porque o namorado a agarrou.
No fim da terceira volta, o cavaleiro do "Nicchio" (concha) começou a aproximar-se perigosamente do da "Oca" (ganso), mas na linha de chegada não houve dúvidas! A Oca ganhou o Palio!!!
As dúvidas vieram de algum aselha lá de cima do Palazzo, que não devia estar a prestar muita atenção e pendurou a bandeira do "Nicchio". "Ha vinto il Nicchio! Ha vinto il Nicchio!" gritavam as pessoas. A histérica ficou branca como a cal. Os do Nicchio agitavam as bandeirinhas com euforia, eis se não quando, o aselha tira a bandeira no Nicchio e mete a da Oca!!!
Todos choravam!!! Os da Oca corriam para beijar o Palio, e festejavam incessantemente, chorando de alegria. Os do Nichio tinham o olhar perdido, e choravam compulsivamente de tristeza.
A nossa "Onda" ficou algures pelo meio dos classificados e nós só queríamos sair dali e ir comer.
À noite a Piazza estava toda bonita, com tochas de fogo a toda à volta das muralhas do Pallazo. As bandeiras da Oca voaram até ao amanhecer, e na festa da contrada da Oca davam vinho a toda a gente! Mas a festa acabou cedo, mais precisamente quando lá chegámos, pelas 3 da manhã. E depois quando regressámos já todos os bares da Piazza e arredores tinham também fechado. De facto, Siena não é uma cidade pulsante de vida nocturna, nem no dia do Palio!
Em jeito de Balanço Final: hoje doem-me as pernas. Perdemos diversos cortejos e bênçãos porque estávamos na Piazza a guardar lugar para não perder a corrida, que no fim também não nos foi possível ver integralmente, dado que uma parte do percurso nos permanecia sempre ocultada. Para meu garnde descontentamento, não houve mortos nem feridos, nem pujantes lutas de contradas!

E pronto...era uma vez o Palio!

Comentários

ANA disse…
So para esclarecer que o Palio não é um estandarte qualquer com uma bandeira vermelha e um desenho da Nossa Senhora... O palio é diferente para todos os Palios, nunca é o mesmo, a bandeira vermelha é que é efectivamente o Palio e tem a Madonna porque o palio lhe é dedicado... E eu achei o deste ano muito bonito!!

E ADOREI o Palio!!! NAo acreditem em tudo o que esta rapaiga diz porque nao é a seca que ela pintou!! =))
Alê disse…
Convém dizer que a Ana também acha divertido aspirar a casa e passar a ferro! e ficar na net a ver q princesa disney é q ela é! ;P

Mensagens populares deste blogue

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...