A Catedral



Não é o Duomo de Milão, nem o de Florença, nem sequer o de Siena. Também não é a Sagrada Família mas dizem que é a maior do mundo...
Não tem o Quasimodo para tocar os sinos como na Notre Dame, nem tem duas religiões como a Mesquita de Cordoba. Aqui, a fé é só uma e quem comanda o carrilhão é o "Maestro#10".

Não parece uma caixa de bombons, parece um disco voador aerodinâmico e descapotável de luxo! Mas a pressão sente-se na mesma...
A bancada Sagres pode não ser lendária como as Curvas A e B do San Paolo di Napoli, mas a polícia também lá vai com frequência...

Ontem à noite os cânticos não foram teatrais, ao estilo de Old Trafford, porque também não se tratava de uma meia final da Liga dos Campeões, daquelas que San Siro recebe, nem de um derby Barcelona-Real Madrid, daqueles que abalrroam o Camp Nou.
Era um Benfica-Braga, tão simples quanto isso, em que a equipa da casa lutava pela liderança do 2º lugar. Propósito que fez com que fosse maior o entusiasmo pela derrota no outro lado da 2ª circular do que pela conquista de mais um ponto.

A emoção esteve pois, longe do que eu senti quando o Inter venceu o Scudetto no Artemi Franchi ou quando, no mesmo estádio, uma victória do Siena sobre a Lázio fe-lo permanecer na Séria A, ou ainda, num S. Paulo - Boca Juniors que encheu o Morumbi!
Mas houve emoção!!!
Mais que não seja porque começámos a perder, porque houve bolas à razia e bolas à trave, e porque atrás de nós havia ums enhor com aproximadamente 1 metro e meio, o tempo todo a dizer palavrões, imprimindo assim aquele clima de partida de futebol máscula e vibrante!
Uns diziam "Atira-lhe a perna Mantorras" outros cugitavam a mudança de clube ou a aquisição de um cativo no Santiago Bernabéu, e o senhor de um metro e meio continuava a praguejar, incansável!
Coisas ditas da boca para fora!
Porque é verdade que não foi um espectáculo por aí além e que nem ganhámos. É verdade que as cheerleaders não deram pinotes nem fizeram acrobacias. É verdade que queriam ficar com o meu gurada-chuva e que o Nuno Gomes nem sequer jogou! É verdade que a águia não acabou o seu voo no instante e pontos de aterragem coregrafados, mas eu também não vejo os outros com leões a desfilar pelo campo nem dragões a bailar pelos céus!
E sim, é verdade que as paredes externas continuam por pintar...

Mas a Luz brilha! Mesmo que fosca ou por vezes intermitente...Porque afinal...

"Ser benfiquista
é ter na alma
a chama imensa
que nos conquista!..."

Amén

Comentários

Anónimo disse…
um clube desportivamente estragado por mercenários do futebol e que sobrevive graças à sua mística e à fé de nós benfiquistas.
Anónimo disse…
Durante meses acompanhei, ainda que secretamente, as histórias do La Dolce Vita. E ao fazê-lo deixei-me seduzir pela ávida paixão pela vida de uma jovem desconhecida...

Confesso que houve momentos em que pensei em voz baixa...”Que inveja...”

Mas o universo tem caminhos misteriosos e por uma conspiração cósmica que não lembra a ninguém mas que passo a explicar...:

(O Bonito, que não é assim tão bonito, mas que é meu amigo de infãncia e companheiro de grandes noites gloriosas, adoece e liga-me a ceder gentilmente o seu lugar no estádio...

...Num outro ponto remoto da cidada, o meu primo Rui, que vagueava na cibersfera por essa hora, encontra o desabafo de uma jovem desconhecida, manifestando a sua vontade de ir ver o Benfica e conhecer o estádio da Luz...)

E eis que de passito cósmico em passito cósmico, a jovem desconhecida é a Alexandra, e estou eu a viver e a ajudar a escrever mais uma das suas mágicas aventuras, que só faltou mesmo uma exibição daquelas à Benfica, para ser ainda mais cor-de-rosa...

Gostei muito de te conhecer pessoalmente e confirmar que o teu sorriso, imagem de marca das fotografias que dão vida ao blog, mesmo sabendo que é milimétricamente treinado em frente ao espelho, é de facto, genuino!

Beijinhos e obrigado pela companhia!

P.S E afinal até deste sorte! Ganhamos mais um ponto na luta pela champions (Esta é para o meu primo Rui)
Lolly disse…
Por razões mais que óbvias, não comentarei entusiasticamente este post. Cordialmente,
a sua Lóló (lol)
Anónimo disse…
Benfica...
Alem de linda, até tem bom gosto no clube e no estádio...
(digamos que te tornáste na mulher (quase) perfeita ;))

Parabéns Ale

Ps- e hoje é para dar cabo da lagartagem...

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

O síndrome de Bridget Jones

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens