A China fez batota!

É destaque em todos os jornais: a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos foi manipulada. O fogo de artifício foi pré-gravado e a criança cantava em playback. Dito assim nem parece o escândalo que na verdade é.Porque é prepotentemente escandaloso achar que ninguém, no mundo inteiro, se ia aperceber que as imagens dos fogos não eram “live”.
Mas muito pior que isso é a questão do playback. Não pelo playback em si, até o Pvarotti em algum momento deve ter feito palyback, e portanto seria totalmente aceitável numa criança. O que não é aceitável é que o partido comunista chinês diga que a corista principal não é suficientemente bonita para representar o país. O que não é aceitável, é que uma criança que canta lindamente seja substituída por outra porque tem a “cara redonda de mais” e os “dentes desalinhados”! Por amor de Deus! Como se alguém fosse criticar uma criança por lhe estarem a nascer os dentes! Como se alguém fosse tirar mérito à China por aquela voz perfeita não corresponder a uma Luci Liu em miniatura! É que ainda por cima, cá para nós, ocidentais, os chineses são todos iguais!

A criança censurada, por aos 6 anos ainda não ter a dentição definitiva, ficou em casa (nem tiveram a decência de lhe oferecer um bilhete) a ver outra menina ser elogiada e aplaudida por todo o mundo, pela sua voz! A vê-la a voar pelo estádio num baloiço com um vestido vermelho, que é o sonho de qualquer menina de 6 anos, de qualquer nacionalidade.
Indago-me como terão explicado à criança que iriam usar a voz dela, mas não a cara, porque estava abaixo do índice médio de beleza chinês!
E, mais uma vez, tomarem por certo que ninguém ia reparar, arriscando o choque ético e a má reputação que agora estão a causar, foi uma decisão ingénua que subestimou o mundo inteiro.

Eu não percebo. Como é que uma potência tecnológica como a China pode ter uma linha de mentalidade que roça a barbárie, pondo em causa o próprio conceito de civilização?
Nem quero imaginar como são tratadas as crianças com trissomia 21 ou outras deficiências!
Já para não falar na falsificação de certidões de nascimento das ginastas chinesas, porque uma adolescente de 16 anos (idade mínima para competir nos JO) não mede 1,37m nem pesa 35 kg! Ou se calhar, uma em mil, com um metabolismo muito específico, poderá ter estas medidas, mas 3 na mesma equipa já me parece suspeito!

Uma coisa são diferenças culturais, se gostam de comer com pauzinhos, contar os anos com animais, usar desenhos em vez de letras e falar pelo nariz, têm todo o meu respeito, mas valores e direitos humanos são outra coisa distinta, porque são universais.

E pronto, sinto-me ultrajada pela Mulan e já não gosto dela!

Comentários

Tracey disse…
wow. não sabia disto. é o que dá estar de férias
carla disse…
Razão tenho eu q n gosto de chineses... ngm acredita em mim.Sao raros os que sao pessoas como nós...

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens