Uma casa portuguesa com certeza!



Em plena Gracia, entre uma manifestação de punks e uma loja de roupa em que cada saia custa69€, há azulejos no chão e Celerac nas prateleiras (e Nestum também!).
Chama-se "A Casa Portuguesa" e por muito bem que recorde como achei ridículo quando uma amiga descreveu turistas "tugas" a comprar nossas senhoras de Fátima como recuerdo de Barcelona, a verdade é que fiquei extremamente feliz com o meu pastel de nata!

A nossa ida à Casa Portuguesa foi premeditada: para essa noite estava marcado um jantar multicultural e queríamos levar doces de Portugal. Depois de diversas pesquisas na internet pela gastronomia portuguesa chegámos à conclusão que não tínhamos panela de pressão para o caldo verde, que não sabíamos fazer bacalhau, que também não temos batedeira para fazer bolos, que arroz à valenciana é um prato típico português e que seria estranho levar alguma coisa que nunca tivéssemos provado, por muito simples que fosse a receita: "Sim, sim, isto é típico de Portugal, mas não sabemos se é bom porque nunca comemos...".
E muita persuasão foi necessária para desconvece-las de levar ovos com tomate, certas que estão, de que os ovos com tomate são um emblema da cozinha tradicional portuguesa!

Foi então esta tarefa hercúlea de representação da nação que nos levou à Casa Portuguesa, local concorrido e com um galo de Barcelos à entrada. E um artigo de jornal com uma foto em grande plano de duas portuguesas da minha grande faculdade, duas caloiras do meu ano "Mas aquela é a Xica!" exclamei, confirmando depois na legenda da foto "La Francisca e la Sofia". La vida está cheia de coincidências, não é?

O que me irrita mesmo profundamente, é chamarem "Pastéis de Belém" aos pastéis de nata. Porque pastéis de Belém só há uns e estão a muitos km de distância daqui. Qualquer dia vamos a ver e até em Singapura já vendem pastéis de Belém!
Por outro lado, se São Paulo também já os tem, porque é que não pode haver em Barcelona?

Afinal de contas, Barcelona nem sequer é Espanha!

Comentários

Rita disse…
Ovos com tomate são tipicos sim senhores, faziam as mhas avós e ag fazem os meus pais, duas receitas diferentes mas, essencialmente, ovos com tomate.

E batatas fritas. Ui ca bom!
Ale disse…
Comecei a dizer Celerac há mts anos, por piada, quando também dizia estôgamo, egófaso e gaitovas. Fartei-me das outaras mas a Celerac foi ficando e o problema é que agora já não consigo retroceder.
Celerac é mt bom! ;P
i disse…
alto e pára o baile! pasteis de nata são mto portugueses e típicos mas não são iguais aos pastéis de belém!!! esses não se vendem fora da loja centenária!! (agora comia um!)

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!