O templo



As míticas fotografias dos livros de história tornaram-se realidade! As colunas estavam ali, diante dos meus olhos.
Tirando os guias de guarda-chuva no ar e os extensos grupos de turistas que se arrastavam pelo pó das ruínas, eu sentia-me como uma musa grega acabada de sair do “Hércules”!
O templo de Knossos, um palácio construído a pedido do rei dos minoanos nos remotos tempos antes de Cristo, foi destruído 3 vezes e algumas partes ainda se aguentam em pé.
Há os quartos da rainha e do rei, a sala do trono e uma casa de banho (com A banheira lá dentro)!
Mas o mais impressionante são as canalizações. Quase 2.000 anos antes de Cristo os minóicos já andavam a tomar banho com água canalizada. Aliás, só o facto de já andarem a tomar banho, sabendo que muitos séculos depois os nossos reis nem sequer consideravam essa hipótese, já me parece impressionante. Pena que os gregos não se deram ao trabalho de aperfeiçoar o sistema e, nos dias que correm, a água quente da torneira sai amarela.
O rei gostou tanto do seu palácio que mandou matar o arquitecto que o construiu para impedi-lo de fazer outro igual. Prova de gratidão demasiado extrema, na minha opinião.
Faz lembrar a história do relojoeiro de Praga, a quem arrancaram os olhos para que nenhuma outra cidade pudesse ter um relógio astronómico como o que ele tinha feito para uma das paredes da Câmara Municipal.
Isto é para as pessoas não pensarem que só os bombeiros e os polícias é que têm profissões de risco.
E de certa forma para termos um ponto de comparação/consolo. Porque se com a recente crise nenhum trabalho é seguro, podemos dizer que no período de ouro da civilização minóica as coisas também não estavam muito melhor.
Mas enfim, desde que haja água canlizada…

Comentários

Tracey disse…
oh...como eu gostava de ir à grécia...
i disse…
eu n percebo as botas

(mas ouvi dizer que é moda)
Ale disse…
nessa foto não dá pra ver mas as botas são abertas em baixo. são uma bota sandália! "é moda"! ;p
(e n fazem calor)
bj

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!