Vª. Exª.

Ninguém gosta de receber cartas das Finanças. Só pode ser mau augúrio. Agora imagine-se receber uma carta do ministério das finanças de Portugal quando se está legalmente registado e a pagar impostos em Espanha. Pior, quando as únicas pessoas que sabem a nossa nova morada em Barcelona são os nossos pais. Será que as finanças têm serviços de espionagem? Algum co-branding com a CIA? E, assim sendo, porque se dariam ao trabalho de investigar a minha nova morada? Eu, uma imigrante mais nos 27.000 que pululam por Barceolna. Ahhh! Será que inventaram algum imposto do imigrante? Ou multa por abandono da pátria não declarado?
Enfim, todas os medos se dissiparam quando abri a carta, a qual se referia à minha pessoa como Vª Exª, o que me tranquilizou bastante. Na ordem da boa sintaxe e coerência textual, a seguir a Vª Exª não poder vir nada como “é procurado pelas autoridades por imigração ilícita e dívida para com o Estado Português”. E de facto não vinha. A Vª Exª procedem 5 linhas com nomes e números de Decretos de Lei que me chamam de "sujeito passivo residente no estrangeiro" e, como tal, me obrigam a nomear um representante perante a Direcção Geral das Finanças. Só assim se poderá concretizar a minha “pretensão” de obter o cartão do cidadão. Eu sei, eu sei, é realmente demasiado pretensioso pedir um documento de identificação uma vez que se perdeu o BI. Mas dava mesmo jeito para quando os senhores revisores pedem o documento de identidade, na nobre intenção de verificar se o número coincide com o número indicado no passe unipessoal.
Por outro lado está esclarecido o update das finanças na minha nova morada catalã – foi o consulado português, onde me dirigi para fazer o cartão do cidadão, que soltou a informação.
Pais, qual dos dois é que quer avançar para bingo? Pensem bem, que isto de ser representante de Vª. Exª. acarreta tremendas responsabilidades.
A mim resta-me manifestar a minha insatisfação por ser catalogada como "sujeito" e ainda para mais "passivo". E esperar que as finanças não enviem nenhuma newsletter pelo correio porque a minha caixa já está sobrelotada com publicidade e informações do Ayuntamento e da Generalitat.

Com os melhores cumprimentos,

Vª. Exª.

Comentários

Lolly disse…
Vª Exª nem me diga nada, que de cada vez que chega uma carta das finanças em meu nome começo logo a tremer com suores frios!...

Abracinhos e beijinhos cordiais***
Anónimo disse…
Quem mandou recorrer á porcaria do consulado?quem mandou dar a morada de Barcelona em vez da de Faro? agora o Big Brother nunca mais tira os olhos de cima de ti...
beijocas
ruitio

Mensagens populares deste blogue

O síndrome de Bridget Jones

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens