O juiz decide

Quando eu era pequenina havia um programa da tarde chamado “o Juiz decide” que resolvia pequenas querelas da vida quotidiana. No intervalo aparecia uma balança com os votos das pessoas sobre quem lhes parecia ter razão. E no fim a voz off dizia “O Juiz decidiu, está decidido”.
Transcorridos quase 8 anos desde que rebentou o já lendário caso Casa Pia, o juiz, finalmente, lá se decidiu a decidir.
Ainda assim, há quem insista em não acatar a decisão. Todos os cidadãos são inocentes até que provem o contrário. O contrário foi provado e não é um site de limpeza de imagem e com mau design que vai mudar a sentença. Sem esquecer o nome do site, à la hit da literatura light, “Provas da verdade”. Gosto da ironia, posto que a verdade é que o senhor foi condenado. E que não gosta da TVI. Essa verdade sim, está 100% corroborada pelas “Provas da verdade”. Evidentemente, cada um tem direito à sua opinião e a acreditar no Pai Natal, no Coelhinho da Páscoa e no site de Carlos Cruz, se assim entender. Confesso que no dito cujo site a sua inocência é quase credível. Demasiado credível. Isenta-o de qualquer tipo de contacto com vítimas, casas e personagens do processo, dando a entender que não há absolutamente nenhuma prova da sua culpabilidade. Que se enganaram no nome quando o chamaram a depor. Que do ar se fez a sua constituição de arguido no processo e do fumo se decidiu a sua condenação. Que é tudo uma complexa dialéctica de contradições ignoradas na intenção de lhe arruinar a vida e, claro está, só ele se apercebe.
Mesmo para quem acredite no Pai Natal, é difícil crer que alguém tão influente seria envolvido em tamanho escândalo e condenado na ausência de provas. E que estas não tenham sido eminentemente contundentes!
O senhor que deixe o design gráfico e agradeça a benevolência da legislação nacional em relação aos crimes de pedofilia. Cinco anos de prisão por 3 violações a menores é revoltante. Na minha sentença não voltaria a ver a luz do dia em largas décadas.
E para os que não se conformam, podem sempre enviar flores e bilhetes de suporte à prisão. Ou criar um grupo no facebook. De resto, é completamente insignificante o que as pessoas acham, o que ele diz, o que os media publicam ou o que eu escrevo neste texto.
Perante o estado português, Carlos Cruz é um pedófilo.
“O juiz decidiu, está decidido.”

Comentários

Rui Coelho disse…
Descupa a intromissão mas isso não é bem assim.

O juiz decidiu, está decidido… na primeira instância - o advogado do carlos cruz vai recorrer para a relação e ainda haverá o supremo.

É o sistema jurídico que temos. Se tiveres o porquinho cheio e a influência certa vais adiando as coisas, jogas xadrez com o tempo.

Ao ritmo que andou esta fase do julgamento (seis anos) é verosímil que muitos destes crimes prescrevam. Muita gente já tem avisado isso. Seria um escândalo mas tb não surpreenderia demasiado. Aliás foi assim que o ferro rodrigues e o jaime gama se safaram - os crimes que lhes eram imputados já tinham prescrito.

Sem conhecer muito bem o processo, e obviamente sem saber se o cruz é culpado ou inocente, saltam à vista demasiadas questões sem resposta:

- em 20 ou 30 anos apenas estes 6 homens abusaram de crianças na casa pia?

- Porque motivo o carlos cruz foi preso sem ser procurado pela pj na fase de investigação, ao contrário dos outros arguidos?

- são precisos 20 ou 30 anos para que isto seja descoberto? Quem fez parte da direcção da casa pia nunca soube de coisa alguma? os líderes governamentais tb não? nada? não há aqui mais monstros?

- ninguém tocou nas crianças tirando o bibi?, é tudo fantasia?, elas são malucas e os condenados são seres imaculados?

4ª feira é publicado o acórdão da sentença e muita coisa ficará explicada. Outras não.
Ale disse…
A intromissao é muito bem vinda!
Embora haja a possibilidade de recorrer é facto que ele foi declarado culpado. e que tem um site que é uma manobra fantástica de limpeza de imagem e onde vai publicar 200 nomes de influentes personalidades portuguesas que também terao sido acusadas pelas vitimas mas nunca foram investigadas. há muita coisa por explicar? sim. Há muito mais gente metida nisto? sim.
tudo será explicado e todos os culpados serao condenados? nao. mas como bem referiste, é o que há...

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens