Meio dia e quartos

Eu dizia “meio-dia”. E perguntavam “mas a que horas?”. E eu voltava a dizer “ao meio-dia!”. E voltavam a perguntar-me “mas ao meio-dia a que horas?”. E, por fim, eu dizia “já disse, ao meio-dia”. E apareciam às duas da tarde. Levou-me algum tempo para perceber que o meio dia espanhol não é igual ao meio dia português. O meio dia espanhol não se fica pelas 12, alarga-se até às 2/3 da tarde. Não é uma hora precisa, é uma franja horária vaga. E uma vez que isto já estava sedimentado, resolvi aprender catalão. Eu não sei como é que se dizem as horas em chinês, mas de certeza que é mais simples que em catalão. São muito práticos os chineses. Já os catalães, no que toca a dizer as horas, são uns filósofos, um bando de Nietzsches em estado puro! De tal maneira que, em alguns casos, entre que terminam de dizer as horas e a pessoa termina de fazer as contas para saber que horas são, a hora já mudou.
Senão vejamos: são duas e um quarto: é um quarto de três; são duas e vinte e cinco: passam dez minutos de um quarto de três; são duas e meia: passam dois quartos de três. São duas e cinquenta: são dois quartos e meio de três; são duas e cinquenta e dois: passam dois minutos de dois quartos e meio de três!
Pois é, meus caros, na Catalunha as horas medem-se por quartos da hora que ainda não é. Porque se o relógio já deu as duas, então os quartos fazem parte das 3, e quando der as 3, os quartos serão parte das 4, e assim sucessivamente.
Por outro lado, dizer alguma hora e meia é absolutamente incorrecto. Não há meia hora, há dois quartos de hora.
E eu aqui pus-vos a papinha toda feita, escrevendo directamente em português. Foi um golpe comercial, confesso. Temi que se vos apresentasse as horas catalãs em catalão, nunca mais ninguém cá voltasse.
Mas não se preocupem que eu aprendi muito rapidamente a dizer as horas em catalão:
“Quina hora es?”
“Aqui tem o relógio. Não se coíba, veja você mesmo.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!