E depois?

"O primeiro ministro de Portugal José Sócrates pediu demissao, agora o resgate externo é eminente. Calcula-se que custaria setenta milhoes de euros. Mas também nao é preciso salvar todo o país.Podiam salvar só as coisas mais bonitas: o Porto e a namorada do Cristiano Ronaldo" - in El intermedio - programa humorístico do canal La Sexta.

Foi assim que descobri que o Senhor Nao Engenheiro já nao governava a naçao. Revoltou-me. Porque Lisboa e o Algarve sao muito mais bonitos que o Porto. E porque a namorada do Cristiano, se ainda for a mesma, é de nacionalidade russa.
Quanto à demissao do nosso PM, era previsível. Ainda na semana passada me perguntavam o que é que eu achava que ia acontecer e eu respondi o que aconteceu. Entao perguntaram-me: "E depois?". Esse ponto de interrogaçao derrubou a minha convicçao. Senti-me estúpida. Nao tinha pensado nisso. Mais ou menos como quando fiz uma lasanha, camada por camada, num pirex que nao cabia no micro-ondas.
E depois?
Eleiçoes antecipadas.
Sim, mas e depois?...
Quais sao agora as alternativas? Como é que vamos sair da crise e afastar o FMI e gerar empregos e aumentar os salários e baixar o IVA e atrair o investimento estrangeiro? Como é que vamos fazer com que o Wall street journal nao volte a escrever que somos o país mais pobre da west europe e com a pior educaçao?
Pois é, os milagres sao em Fátima e nao em Belém, infelizmente.
De modo que "e depois" eu nao sei. Está visto que uma apariçao de nossa senhora no parlamento is off the table (de qualquer maneira ela é mais de trepar árvores). Candidatos negros para primeiro ministro também nao temos. E D. Sebastiao deixou-nos pendurados faz agora 5 séculos portanto acho que já vai sendo tempo de aceitarmos que ele nao vai voltar.
Eu, sinceramente, nao contrataria um novo PM. Eu contrataria um PR (public relations). Um nao, vários, os melhores dos melhores, la créme de la créme da comunicaçao e da persuasao. E por cada investidor que conseguissem angariar para o país, pagava-lhes um bónus. Portugal precisa de sócios! Pessoas que acreditem nele mas que ganhem mais de 1000€ por mês. Bastante mais. Entao se calhar em vez de PRs precisamos de contratar mestres da hipnóse.
Ou entao Portugal podia emigrar para o Brasil! Dizem que será uma das grandes potencias do séc XXI. By the way D. Pedro, que falta de previsao com a carta da Independencia.
Enfim, é como eu vos digo: eu nao sei, mas espero muito mesmo muito, que alguém saiba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens