Almoços de Verão

- Acende a cascata!
Alguém gritou, tão casual como quem diz “abre aí a janela faxavor”.  O dono da cascata, meio sem jeito,  devolveu um tímido:
-A sério? Acho um bocado piroso...
Pirosa ou não, a cascata acendeu-se. De um lado uma vista asmática (que considero o termo português mais parecido a breathtaking) de Barcelona e, do outro, uma cascata. A piscina, soberba, no meio. O criado a servir bebidas à la carte, para que ninguém tivesse de desampalacar o pandeiro da toalha.
Não era uma cascata forte como as cachoeiras do Brasil, nem magnânime como o Iguaçú, nem natural como os cenotes mexicanos, nem decorada e musical como o Small World, aquela gruta aquática da Euro Disney em que há representações em miniatura de países de todo o mundo. Era uma cascata artificial, exposta no jardim de casa. Sim, no jardim de casa. Atenção! Não era águinha a escorrer em cima de três pedras de plástico ocas, dispostas à volta da piscina, nem uma daquelas mini-fontes que se compram na Natura.  Não, não, não. Se eu lhe chamo cascata é porque era mesmo uma cascata! Era toda uma parede cravada como uma montanha, por onde deslizava uma cascata retumbante, tão realista que o barulho da água a cair dava vontade de fazer xixi.
Ora, quem é que tem uma cascata assim no jardim?
Eu não. Na minha casa não cabe nem um presépio com um laguinho para o burro e a vaca se refrescarem, que dizer de uma cascata.
São pessoas abastadas que vivem em pequenas mansões e fazem almoços de Verão com frango assado e batatas fritas.
E esta improvável combinação entre cenário de novela brasileira na casa da familia rica, que não aprova a namorada pobre do filho pródigo, com o genuíno e autêntico espírito gastronómico de um almoço de Verão, conquistou-me.

Porque eu gosto muito de cascatas. Mas oh meu Deus, o que eu babo e salivo por uma boa perna de frango assado!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!