Eu vejo branco e dourado e preto e azul...

A estas alturas já toda a gente ouviu falar do vestido branco e dourado que afinal é preto e azul.
A banal história de uma mãe que envia à filha a foto de um vestidopreto e azul para usar no dia do seu casamento, ao que a filha responde que o vestido é branco e dourado. Começa a polémica  no núcleo familiar e, de repente, através das redes sociais,  o mundo inteiro parece daltónico .
Confesso que quando vi no facebook não prestei atenção, pareceu-me estúpido, era óbvio que o vestido era branco e dourado e que quem via preto e azul estava a ver outra foto.
Até que ontem, a minha irmã me contou-me a história toda e mencionou que lá em casa toda a gente vê preto e azul. Oh diabos! Vamos a ver e se calhar eu é que sou a estúpida...
Pedi-lhe que me voltasse a mostrar a tão famosa foto e mais uma vez eu vi branco e dourado, claro como neve e estrelas cadentes.
Virei-me para fazer qualquer coisa e quando voltei a olhar par ao telefone dela, vi outra foto. 
“ Ah vês, nessa foto já vejo preto e azul.”
“Mas a foto é a mesmo eu não mexi em nada!”
“Não é nada a mesma então, agora é preto e azul.”
Para sair de dúvidas, fomos ao youtube ver o vídeo do talk show da Ellen DeGeners, onde a dona do vestido aparecia com ele posto, efetivamente é preto e azul, e num écran gigante mostravam a foto da discórdia. Eu continuei a ver branco e dourado. Enfocaram a apresentadora e voltaram a mostrar a foto. E pumba! Já era a outra foto outra vez! A do vestido preto e azul!
“Mas é a mesma foto!!!” Dizia a minha irmã, num misto de incredulidade e exasperação.
Então é assim, na maior parte das vezes eu vejo um vestido branco e dourado. Mas de vez em quando, sem saber porquê e numa mudança repentina que foge completamente ao meu controlo consciente, vejo um vestido preto e azul.
Só posso concluir que o meu cérebro se está a divertir a gozar comigo...
E se por um lado acho que sou uma privilegiada por conseguir ver duas versões de um só vestido, por outro, assusta-me um bocadinho não saber que cores é que vou ver. É uma falta de consistência que me enerva! Imaginem  vocês que a qualquer momento podem olhar para o céu e, em vez de azul, ver verde. Ou para as paredes de casa, para as quais escolheram aquela tinha branca tão bonita, mas agora as paredes são pretas... é mais ou menos isso que se passa entre mim e a foto do vestido.

E por aí, mais alguém tem retinas esquizofrénicas? 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O síndrome de Bridget Jones

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens