Coisas que um dia hei de contar aos meus netos

Nos quase 10 anos que vivo em Barcelona, vi nevar duas vezes. Quando digo que vi nevar duas vezes, refiro-me a que nevou duas vezes na cidade Condal, no centro, na praia, no Eixample, em cima da Sagrada Família e debaixo também.
Não é a mesma coisa que ter nevado ali na montanha do Tibidabo ou em Mont-juic. Não.  Nevou em todo o lado e o manto de neve cobriu ruas, passeios, jardins, praias e palmeiras. E eu vi tudo e andei a brincar na neve como fazem as crianças.
Este ano, desde novembro que tem feito um frio digno de qualquer país da Escandinávia, pelo menos para os meus padrões de meio brasileira e meio portuguesa. Um frio que se intensificou no Domingo, deixando Espanha em alerta vermelho e Barcelona com temperaturas oscilantes entre os 0 e os 6 graus, aproximadamente, talvez 8 algum dia, nas horas de maior calor e gracias. 
Madrid colapsou-se por causa da neve e um sem fim de estradas foram cortadas por todo o país.
Ora como aqui em Barcelona não somos menos que em Madrid, também queríamos neve! Pelo menos eu queria, mais que não seja porque é sempre uma boa desculpa para parar de trabalhar, sair à rua e fazer uma reportagem fotográfica.
Pois bem, hoje o frio deixou os termómetros de rastos. Sentia-se um arzinho gelado nos ossos, de que só tenho memória em Nova York à beira de dezembro.
Uma pessoa saía à rua e parecia que as mãos iam congelar e cair dos pulsos!
Quando ouvi o granizo a aterrar no parapeito da janela pensei “Olha tu queres ver que hoje vai nevar?!”.
Mas depois não nevou, ficou a engonhar naquele granizo baço e cinzento sem graça, e quando o sol resgatou o céu, eu perdi a esperança.
Até que vi fotos, vídeo e notícias… e afinal tinha nevado! Voltou a nevar em Barcelona!
Não foi uma nevada com as outras que aqui vivi, mas mesmo assim foi suficiente para vestir a praia da Barceloneta de noiva.
Vi o vídeo de um amigo que passava de carro pela zona do Porto Olímpico (ao pé da praia para quem não sabe), e qualquer pessoa poderia, perfeitamente, pensar que ele andava a desbravar a Sibéria. 
Nos quase 10 anos que vivo em Barcelona, nevou 3 vezes e eu vi duas!
Continua a ser um balanço histórico.
E o Barcelona está na final da Copa del Rey.
Portanto, um dia em cheio, cheio de frio e cheio de emoção!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um fim de ano especial, com festa no Palácio Real!

Aproveito o 8 de Março para dizer que as mulheres deviam ganhar mais do que os homens

Já cá estou outra vez, desculpem a demora...